9.11.09

Feliz Ano Novo!



Quem não tem uma simpatia, um ritual, ou uma atitude por mais singela que seja para passar essa data tão especial? A chegada de um novo ano! Ou seja, a oportunidade de transpassar, deixando o velho, o falho, as desilusões, insatisfações, para iniciar o novo, cheio de boas realizações.
Existe nessa época do ano, uma preocupação demasiada do ser humano em atrair sorte, dinheiro, amor, prosperidade e saúde para assim, desfrutar de tudo isso no ano que está por vir e, afastar energias negativas e invejas, que atraem inércia, pobreza e doenças.
Para melhor evocar as boas energias e afastar as más, no dia 31 de dezembro, o brasileiro se veste de branco. Esse hábito já é tão corriqueiro em nosso país, que é até comum, pessoas descrentes, vestirem-se de branco para a virada do ano. Litorais para pular 7 ondas e jogar flores para Iemanjá também é uma preferência nacional de fim de ano.
Na Ceia brasileira de ano novo, é comum vermos a combinação de alguns pratos de acordo com nossas crenças e superstições. Como por exemplo, a lentilha para um ano novo próspero e rico, e as frutas, em especial as que têm muitos caroços, como por exemplo, a romã, que você deve comer e guardar na carteira sete sementes para que não falte dinheiro o ano todo.
Na tradição brasileira, diz também que devemos evitar aves, pois ciscam, o hábito de jogar terra para trás, simboliza atraso de vida. Os peixes são considerados uma boa opção, pois, são grandes navegantes, e devido ao grande número de ovas que produzem, são considerados representantes da abundância.

0 Comentários:

Postar um comentário

Você já viveu uma experiência interessante envolvendo algum tipo de superstição? Algo obscuro, fora das leis naturais?
Escreva para nós!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial